sábado, 18 de setembro de 2010

A origem do Movimento Hare Krishna

Embora já tenhamos visto que a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON) tenha chegado ao ocidente somente na década de 60, as raízes do Movimento Hare Krishna têm origem milenar. Todo o modo de vida e crenças filosóficas praticadas por seus membros são baseadas em antigas escrituras Védicas: como os Vedas, os Upanishads, os Puranas e o Bhagavad-gita (principal livro deste Movimento).
O Bhagavad-gita foi ditado por Krishna a seu amigo e discípulo Arjuna, há 5 mil anos, momentos antes da batalha de Kurukshetra. Com o passar dos tempos, este conhecimento foi praticamente perdido.
Até que no começo do século XVI, houve na Índia um grande renascimento espiritual motivado por Sri Chaitanya Mahaprabhu. Este demonstrou e propagou a devoção a Krishna, ganhando milhões de seguidores em toda a parte do subcontinente indiano. Sri Chaitanya acolheu a participação de pessoas de classe baixa, quebrando barreiras sociais estabelecidas na Índia. Sob sua direção, seus discípulos compilaram diversos volumes sobre a filosofia da consciência de Krishna.


Figura de Sri Chaitanya Mahaprabhu (ao centro)

Nos séculos seguintes, novamente a força destes conhecimentos diminuiu, até as últimas décadas do século XIX. Nesta ocasião, Srila Bhaktivinoda Thakura (representante da linha de sucessão discipular de Sri Chaitanya Mahaprabhu) estabeleceu uma sociedade religiosa conhecida como Sri Sri Vishva-Vaishnava Rajasabha. Através de seus escritos, inspirou um renascimento de interesse nos ensinamentos de seu mestre Sri Chaitanya Mahaprabhu. Seu filho: Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami continuou a missão de seu pai estabelecendo o Instituto da Missão Gaudiya, com 64 centros em toda Índia.
Assim, posteriormente, um dos discípulos de Srila Bhaktisiddhanta, Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, trouxe para o mundo ocidental os ensinamentos de Sri Chaitanya. Em 1966, fundou a atual Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON). Difundida mundialmente nos dias de hoje.

Texto adaptado de: http://pt.krishna.com

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Videoclipe: Nando Reis - Mantra

Videoclipe do músico Nando Reis com participação especial do coral Hare Krishna.



Vocabulário

O vocabulário mais usado pelos adeptos de Krishna é:

- Bhagavad-gita: Espécie de Bíblia deles (usualmen­te falam Gita).
- Krishna: O completamente atrativo.
Castas: quatro classes sociais:

  Brâmanes: casta sacerdotal e intelec­tual;
  Xátrias: os governantes e guerreiros;
  Vaisias: agricultores e artesãos;
  Shudras: classe inferior.
- Hare: Energia.
- Mantra: Canto.
- Maha-mantra: O grande cântico.
- Bahkti: Serviço devocional.
- Hare-nama: Nome sagrado de iniciação.
- Sanniasa: Renúcia.
- Krishna, Rama: Títulos dados a Deus.
- Sankírtana: Divulgação dos ensinamentos por meio de cantos.
- Sikha: Topete no alto da cabeça
.

 Fonte de pesquisa: http://www.solbrilhando.com.br/Sociedade/Religiao/Hare_Krishna.htm


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vídeo Mahamantra

Este é um mantra muito popular, que é dito para dar paz e felicidade para aqueles que o cantam!


"Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare”


O entoar do mantra de Hare Krishna é recomendado nos Vedas como o método mais fácil para a auto-realização na atual Era de Kali (a Era de Ferro ou Desavenças). Krishna é um nome de Deus em sânscrito e significa “todo-atrativo”, e Rama é um outro nome de Deus, cujo significado é “reservatório do prazer”. Hare é a energia divina do Senhor. O mantra Hare Krishna significa: “Ó Senhor todo atrativo e pleno de bem-aventurança, ó energia do Senhor, por favor, ocupem-me em Seu serviço devocional”. Há duas formas de se entoar este mantra: o canto congregacional (kirtana) e o canto individual, em geral feito com contas (semelhantes as de um rosário) para melhorar a concentração (japa). Em ambos os métodos, não há regra fixa ou rigorosa para esta alegre e sistemática forma de meditação.

Explicação retirada da página: http://pt.krishna.com/main.php?id=46#harekrishna

Nossa visita ao Adi-Templo e participação no Festival


Para conhecermos um pouco mais sobre o movimento Hare Krishna, marcaremos uma visita ao Adi-Templo (http://www.harekrishnasp.com.br/index.htm), justamente quando acontece o "Festival de domingo" onde é aberto a todas as pessoas que assim como nós, gostariam de se informar um pouco mais.

O convite consta no site, conforme abaixo:
Festival de domingo

O Adi-Templo Hare Krishna recebe especialmente aos domingos todos aqueles que desejam conhecer mais sobre a consciência de Krishna, tirar suas dúvidas, ouvir uma excelente palestra sobre o Bhagavad-gita. Como Ele é (traduzido e comentado por Srila Prabhupada) e saborear uma deliciosa prasada (alimento lacto vegetariano oferecido a Deus).

Os Festivais de Domingo estão acontecendo regularmente no novo endereço do Adi-Templo, a saber, Rua Tomás Gonçalves nº 70, Butantã, São Paulo, SP, sempre a partir das 17h.

O Templo novo tem como pontos de referência a Av. Corifeu de Azevedo Marques (na altura da Praça Elis Regina) e o ponto final do ônibus Vila Gomes (que passa na Av. Paulista).

- Programação:

17h – Bhajan
17h30min – Palestra sobre o Bhagavad-Gita Como Ele É
18h30min – Goura Arati
19h – Distribuição de Prasada


Adi - Templo São Paulo
 
Obs: Caso tenham interesse em participar desta visita, entrem em contato com  um dos integrantes do grupo. 

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Esclarecimentos iniciais

O que é o Movimento Hare Krishna?

Este movimento faz parte da mais antiga tradição religiosa de que se tem conhecimento. Ele é a própria religião Vaishnava (tradição monoteísta com milhões de seguidores na Índia e no Ocidente; cultiva a devoção a Vishnu ou Krishna), que é o tronco principal do complexo filosófico denominado hinduísmo.
Para eles, qualquer nome referente a Deus (por exemplo, Jeová, Alá, Krishna, Rama, etc.) é completamente puro e qualquer pessoa, seja qual for sua religião, filosofia, cultura ou tradição, pode praticar o processo de cantar os santos nomes de Deus e assim obter todos os benefícios decorrentes desta prática de meditação, a saber o fim das ansiedades mentais, controle da mente e dos sentidos, desenvolvimento da consciência e a suprema proposta: desenvolver amor puro por Deus. Esta prática é baseada no milenar conhecimento védico originário da Índia.
Em 1966, Srila Prabhupada fundou a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON) em Nova Iorque. Seus ensinamentos sobre a consciência Krishna logo ganharam adeptos ali e rapidamente se espalharam por outras cidades grandes em toda a América do Norte e Canadá. Na década seguinte, sob o guia pessoal de Srila Prabhupada, a sociedade tornou-se uma confederação mundial de mais de cem templos, escolas, institutos e fazendas comunitárias.

Srila Prabhupada

O que significa “Hare Krishna”?

A palavra "Hare" é uma invocação à energia divina. A palavra "Krishna" significa a Suprema Personalidade de Deus, o Todo-Atrativo.

Quem é Krishna?

Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, a fonte de tudo e a causa de todas as causas. A forma mais elevada e original de Deus. Deus assume muitas formas, mas a forma original é de Krishna. Nas escrituras, especialmente o Srimad Bhagavatam, existem explicações detalhadas de Sua morada, Sua aparência, Seus passatempos, Suas expansões, Suas energias, etc. É dotado de seis opulências, todas ao grau infinito: beleza, força, sabedoria, riqueza, fama e renuncia. Sabe tudo que aconteceu, tudo que está acontecendo e tudo que vai acontecer. Infinitamente misericordioso, é o beneficiário de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas e semideuses e o benfeitor e bem-querente de todas as entidades vivas. Vale lembrar que Ele é o mesmo Deus adorado na Bíblia e em outras escrituras. Deus tem ilimitados nomes e Krishna é um deles.


Imagem representativa de Krishna
                                                            
Os quatro princípios básicos:

1 - Não comer nenhum tipo de carne, peixe ou ovos
Dieta lacto-vegetariana como regime alimentar ideal para o ser humano, visto que dispensa a violência desnecessária contra os animais.

2 - Não se intoxicar
Não fazer uso de álcool, fumo, maconha, cocaína, drogas em geral e qualquer produto que contenha cafeína. Por estimularem a ilusão, drogas estão no modo da ignorância e, assim, são altamente prejudiciais ao progresso espiritual (como também o bem-estar físico, mental e emocional).

3 - Não se envolver com jogos de azar
Por trás de todo jogo de azar, apostas, etc., está a enganação e a trapaça. Aumentam a ira, a inveja, a ansiedade e a cobiça, agitando a mente.

4 - Não praticar o sexo irrestrito
Relações sexuais só são autorizadas dentro do casamento, e somente para a reprodução. A luxúria, a busca de desfrute sexual, é apontada como o maior inimigo da alma, pois faz com que a entidade viva se esqueça de Krishna e se apegue cada vez mais ao corpo.

Sites utilizados como fonte de pesquisa:
http://pt.krishna.com/
http://www.harekrishnasp.com.br/

domingo, 12 de setembro de 2010

E vamos à primeira postagem

Nosso blog acaba de ser inaugurado. Estamos fazendo alguns ajustes, pesquisando sobre o tema e marcando nossa primeira ida ao templo Hare Krishna. Nenhum de nós tem muitos conhecimentos sobre o assunto, que abrange muito mais do que religião. Mas estamos ansiosos para matar nossas dúvidas e ir mais a fundo na pesquisa. Esperamos que gostem, participem, mandem ideias e sugestões, enfim, interajam conosco.