sábado, 18 de setembro de 2010

A origem do Movimento Hare Krishna

Embora já tenhamos visto que a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON) tenha chegado ao ocidente somente na década de 60, as raízes do Movimento Hare Krishna têm origem milenar. Todo o modo de vida e crenças filosóficas praticadas por seus membros são baseadas em antigas escrituras Védicas: como os Vedas, os Upanishads, os Puranas e o Bhagavad-gita (principal livro deste Movimento).
O Bhagavad-gita foi ditado por Krishna a seu amigo e discípulo Arjuna, há 5 mil anos, momentos antes da batalha de Kurukshetra. Com o passar dos tempos, este conhecimento foi praticamente perdido.
Até que no começo do século XVI, houve na Índia um grande renascimento espiritual motivado por Sri Chaitanya Mahaprabhu. Este demonstrou e propagou a devoção a Krishna, ganhando milhões de seguidores em toda a parte do subcontinente indiano. Sri Chaitanya acolheu a participação de pessoas de classe baixa, quebrando barreiras sociais estabelecidas na Índia. Sob sua direção, seus discípulos compilaram diversos volumes sobre a filosofia da consciência de Krishna.


Figura de Sri Chaitanya Mahaprabhu (ao centro)

Nos séculos seguintes, novamente a força destes conhecimentos diminuiu, até as últimas décadas do século XIX. Nesta ocasião, Srila Bhaktivinoda Thakura (representante da linha de sucessão discipular de Sri Chaitanya Mahaprabhu) estabeleceu uma sociedade religiosa conhecida como Sri Sri Vishva-Vaishnava Rajasabha. Através de seus escritos, inspirou um renascimento de interesse nos ensinamentos de seu mestre Sri Chaitanya Mahaprabhu. Seu filho: Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami continuou a missão de seu pai estabelecendo o Instituto da Missão Gaudiya, com 64 centros em toda Índia.
Assim, posteriormente, um dos discípulos de Srila Bhaktisiddhanta, Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, trouxe para o mundo ocidental os ensinamentos de Sri Chaitanya. Em 1966, fundou a atual Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON). Difundida mundialmente nos dias de hoje.

Texto adaptado de: http://pt.krishna.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom saber mais sobre a origem do movimento! Difícil é pronunciar todos os trava-línguas, rs... Ass.: Fabones.