segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Esclarecimentos iniciais

O que é o Movimento Hare Krishna?

Este movimento faz parte da mais antiga tradição religiosa de que se tem conhecimento. Ele é a própria religião Vaishnava (tradição monoteísta com milhões de seguidores na Índia e no Ocidente; cultiva a devoção a Vishnu ou Krishna), que é o tronco principal do complexo filosófico denominado hinduísmo.
Para eles, qualquer nome referente a Deus (por exemplo, Jeová, Alá, Krishna, Rama, etc.) é completamente puro e qualquer pessoa, seja qual for sua religião, filosofia, cultura ou tradição, pode praticar o processo de cantar os santos nomes de Deus e assim obter todos os benefícios decorrentes desta prática de meditação, a saber o fim das ansiedades mentais, controle da mente e dos sentidos, desenvolvimento da consciência e a suprema proposta: desenvolver amor puro por Deus. Esta prática é baseada no milenar conhecimento védico originário da Índia.
Em 1966, Srila Prabhupada fundou a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON) em Nova Iorque. Seus ensinamentos sobre a consciência Krishna logo ganharam adeptos ali e rapidamente se espalharam por outras cidades grandes em toda a América do Norte e Canadá. Na década seguinte, sob o guia pessoal de Srila Prabhupada, a sociedade tornou-se uma confederação mundial de mais de cem templos, escolas, institutos e fazendas comunitárias.

Srila Prabhupada

O que significa “Hare Krishna”?

A palavra "Hare" é uma invocação à energia divina. A palavra "Krishna" significa a Suprema Personalidade de Deus, o Todo-Atrativo.

Quem é Krishna?

Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, a fonte de tudo e a causa de todas as causas. A forma mais elevada e original de Deus. Deus assume muitas formas, mas a forma original é de Krishna. Nas escrituras, especialmente o Srimad Bhagavatam, existem explicações detalhadas de Sua morada, Sua aparência, Seus passatempos, Suas expansões, Suas energias, etc. É dotado de seis opulências, todas ao grau infinito: beleza, força, sabedoria, riqueza, fama e renuncia. Sabe tudo que aconteceu, tudo que está acontecendo e tudo que vai acontecer. Infinitamente misericordioso, é o beneficiário de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas e semideuses e o benfeitor e bem-querente de todas as entidades vivas. Vale lembrar que Ele é o mesmo Deus adorado na Bíblia e em outras escrituras. Deus tem ilimitados nomes e Krishna é um deles.


Imagem representativa de Krishna
                                                            
Os quatro princípios básicos:

1 - Não comer nenhum tipo de carne, peixe ou ovos
Dieta lacto-vegetariana como regime alimentar ideal para o ser humano, visto que dispensa a violência desnecessária contra os animais.

2 - Não se intoxicar
Não fazer uso de álcool, fumo, maconha, cocaína, drogas em geral e qualquer produto que contenha cafeína. Por estimularem a ilusão, drogas estão no modo da ignorância e, assim, são altamente prejudiciais ao progresso espiritual (como também o bem-estar físico, mental e emocional).

3 - Não se envolver com jogos de azar
Por trás de todo jogo de azar, apostas, etc., está a enganação e a trapaça. Aumentam a ira, a inveja, a ansiedade e a cobiça, agitando a mente.

4 - Não praticar o sexo irrestrito
Relações sexuais só são autorizadas dentro do casamento, e somente para a reprodução. A luxúria, a busca de desfrute sexual, é apontada como o maior inimigo da alma, pois faz com que a entidade viva se esqueça de Krishna e se apegue cada vez mais ao corpo.

Sites utilizados como fonte de pesquisa:
http://pt.krishna.com/
http://www.harekrishnasp.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Os princípios básicos fazem sentido, tirando a parte como eles entendem o sexo... Ass.: Fabones.