quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O que é auto-realização em Yoga?




Auto-realização em Yoga, ou consciência de Krishna, é um caminho holístico, que corretamente seguido traz crescente bem-aventurança e iluminação, rumo ao desenvolvimento de amor puro por Deus.
O caminho segue em três vertentes principais: conhecimento, comportamento e devoção. Para ter sucesso no caminho é necessário que o praticante desenvolva as três vertentes, todos os dias, integrando-as, na medida do possível, em sua forma de viver. O resultado, em termos de elevação da consciência e subseqüente aumento na qualidade de vida e felicidade perene, depende do grau de intensidade com a qual fazemos isso.

Conhecimento

- Valores e conceitos: Iluminação, auto-conhecimento, compreensão acerca do sentido da vida, compreensão acerca do Universo, da alma, de Deus, do mundo espiritual, do funcionamento da consciência, compreender todos os fenômenos da Realidade.

-Prática: Estudo diário dos livros da consciência de Krishna. Ler e ouvir sobre a vida espiritual, a natureza da realidade e o comportamento piedoso dos textos sagrados da cultura milenar do yoga, da cultura védica. 

-Dicas: Estude os livros do grande santo do Século XX, Swami Prabhupada, que perfeitamente transplantou o conhecimento milenar do yoga e consciência de Krishna para o ocidente, sem distorções. Em especial estude “O Bhagavad-gita”, o “Srimad Bhagavatam” e o “Sri Caitanya Caritamrta”.
Dedique ao menos 15 minutos por dia para os estudos no início, para depois chegar num mínimo de 30 minutos diários.

Comportamento

-Valores e conceitos: Não-violência, limpeza, veracidade, firmeza, paz, autocontrole, equanimidade, castidade, compaixão, desapego, honestidade, humildade, tolerância.

-Prática: Buscar o comportamento piedoso e viver uma vida pura. Buscar alinhar seu livre arbítrio com a vontade divina. Estar ciente do efeito de seus pensamentos, palavras e atos.

-Dicas: Gradualmente busque se estabelecer nesses ideais:
1. Siga uma dieta vegetariana sem ovos, buscando alimentos integrais e orgânicos.
2. Tire de sua vida os venenos do álcool, cigarro, drogas, etc.
3. Viva num ambiente limpo, mantenha o corpo limpo e use roupas limpas.
4. Busque o contato com a natureza.
5. Busque manter o corpo saudável.
Questione seus motivos, recusando seus impulsos quando são egoístas e mesquinhos.
Esforça-se sempre para maximizar o bem e minimizar o mal em tudo que pensa, fala e faz.

DEVOÇÃO

-Valores e conceitos: Serviço, amor, entrega, dedicação e abrigo.

-Prática: Meditação, comer prassadam, oração, lembrar, servir, Aratik (adoração em altar) e Brajan.

-Dicas: Tente viver em um estado de devoção, vendo como fazer de seu trabalho e família uma oferenda ao Senhor.Insira no seu dia, sem falta, momentos dedicados às práticas devocionais acima citadas.Comece com um mínimo de 15 minutos de japa, que equivale a 2 ou 3 voltas por dia.Almeje ter um mínimo de 90 minutos por dia para tais práticas (não incluindo prasadam) -  todos os dias, sem falta.Os primeiros horários do dia são ideais, mas qualquer horário é bom.




 O ponto é não se assustar e desistir das metas, nem tampouco se acomodar e não se esforçar rumo à transformação. O caminho do yoga é descrito no Yoga Sutra como tendo que ser, “nem duro demais, nem confortável demais”. O resultado de se esforçar nessas práticas será sublime, experimente!

Fonte: http://giridhari.com.br/introducao/o-que-e-auto-realizacao-em-yoga/

Ato de respeito.

Foto retirada na visita ao Adi-templo



Algo que chamou bastante a minha atenção na visita ao Adi-templo é a postura dos devotos perante ao templo e altar de Krishna. Ao entrar na sala onde ocorre as palestras, todos retiram os sapatos, os homens tocam suas testas e se deitam no chão e as mulheres apenas tocam a testa no chão. Tudo em gestos de respeito a Krishna.



Postado pela integrante: Julliana Ventura

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Significado do Nome de Srila Prabhupada.

"A.C." é a abreviação de "Abhay Charanaravinda," o nome de iniciação que lhe foi dado por seu mestre espiritual. Significa "aquele que é destemido aos pés de lótus de Krishna."
O título "Bhaktivedanta" lhe foi concedido mais tarde em virtude de sua devoção ("bhakti") e sua profunda compreensão das conclusões finais do conhecimento espiritual ("vedanta").
Ele recebeu o título "Swami" (que significa "controlador dos sentidos") em 1959 quando aceitou a ordem renunciada de vida de sannyasa.
Finalmente, o título "Prabhupada" é um título honorífico que significa, "aquele que serve aos pés de Deus."
Para encurtar, acadêmicos às vezes se referem a ele como "Bhaktivedanta Swami," e tanto acadêmicos como devotos se referem a ele como "Srila Prabhupada," o termo "Srila" sendo um título de honra que significa "eminente".

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Food For Life ( Alimento para Vida)

O food for life foi Iniciado em 1970 pelo fundador da Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON), Prabhupada. O programa Hare Krishna (Alimentos Para Vida) é um elemento essencial a antiga cultura da Índia - a distribuição de alimentos vegetarianos oferecidos a Krishna, ou Deus.
Prabhupada dizia que numa área de dez quilômetros ao redor dos templos, ninguém deve passar fome. Srila Prabhupada repetidas vezes instruía isso a seus discípulos.
Numa época em que cresce o número de pessoas desempregadas, pobres desabrigadas em todo lugar, os voluntários do Hare Krishna – Food for life tem se tornado bem-vistos nas principais cidades do mundo. Em duas décadas, os voluntários serviram oitenta milhões de refeições vegetarianas quentes e nutritivas na Europa, Américas, Ásia, África, Austrália.

Devotos preparando o alimento


 
Food for Life - SP


OBS: Quem tiver interesse em participar do programa doando alimentos ou querendo coordenar esforços para realiza-lo em sua região, pode entrar em contato com Kamala Devi Dasi pelo e-mail: natachabio@hotmail.com, ou com a administração do Adi-Templo pelo e-mail: comunicacao@harekrishnasp.com.br.





segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Conhecendo o Adi-Templo

Neste domingo, Julliana, Joanilton e eu (Paula) conhecemos pessoalmente o Adi-Templo Hare Krishna. Antes de preparar o material todo e editarmos os posts, fica aqui o primeiro vídeo com as impressões iniciais.


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Como entoar os mantras?




Qualquer um pode entoar (cantar) o maha-mantra. Para começar, você pode simplesmente repeti-lo ou cantá-lo seguindo a melodia que preferir. Não há regras rígidas para o cantar dos santos nomes. O importante é pronunciar claramente e ouvir atentamente o som. Quanto mais cantar e ouvir os santos nomes, mas sentirá o efeito purificador do maha-mantra.
Normalmente quando os devotos cantam juntos, uma pessoa lidera o canto, com a melodia de sua escolha, e os demais respondem. Esse canto dos santos nomes em grupo é chamado de kirtana
Há também a possibilidade de entoá-lo suavemente para si mesmo, de forma contínua. Esse tipo de prática é chamado de japa e normalmente é feita com a ajuda de um rosário de 108 contas, chamado japa-mala. Para cada conta canta-se uma vez o mantra. As 108 contas cantadas representam “uma volta”. Devotos iniciados fazem o voto de cantar no mínimo 16 voltas ao dia. Muitas pessoas consideram as primeiras horas do dia, antes mesmo do sol nascer, como sendo as mais agradáveis para a prática.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O cantar dos santos nomes

O canto da vibração transcendental Hare Krishna: Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare é o método sublime para revivermos nossa consciência de Krishna.
Como almas espirituais vivas, somos todos originalmente entidades conscientes de Krishna, porém, devido à nossa associação com a matéria desde tempos imemoriais, nossa consciência está agora poluída pela atmosfera material. A atmosfera material, na qual estamos vivendo, é chamada de maya, ou ilusão. Maya significa “aquilo que não é”. E o que é essa ilusão? A ilusão é que todos nós estamos tentando ser os senhores da natureza material, enquanto, na verdade, estamos sob as garras de suas estritas leis. Quando o servo artificialmente tenta imitar o amo todo-poderoso, isto chama-se ilusão. Neste poluído conceito de vida, estamos ficando mais e mais enredados em suas complexidades. Portanto, embora estejamos ocupados numa árdua luta por conquistar a natureza, estamos cada vez mais dependentes dela. Esta luta ilusória contra a natureza material poderá imediatamente acabar ao revivermos nossa consciência de Krishna.
A consciência de Krishna não é um artifício imposto à mente, esta consciência é a energia original da entidade viva. Quando escutamos a vibração transcendental, esta consciência é revivida. E, para esta era, as autoridades recomendam este processo. Por experiência prática também, a pessoa pode perceber que, cantando esse maha-mantra, ou Grande Cântico da Libertação, ela pode de imediato sentir um êxtase transcendental proveniente da camada espiritual. E quando estiver realmente no plano de compreensão espiritual – superando as fases dos sentidos, mente e inteligência –,ela situa-se no plano transcendental. Este canto de Hare Krishna é diretamente decretado da plataforma espiritual, e assim, esta vibração sonora ultrapassa todas as camadas de consciência inferior – a saber sensual, mental e intelectual. Não há necessidade, portanto, de compreender a linguagem do mantra, tampouco há necessidade de especulação mental ou qualquer ajuste intelectual para cantá-lo. Ele surge automaticamente do plano espiritual, e nesse caso, sem nenhuma qualificação prévia, qualquer pessoa pode tomar parte no canto e dançar em êxtase.
Até mesmo uma criança pode tomar parte no canto, ou mesmo um cão pode participar. É claro que para alguém que está muito enredado na vida material, leva um pouco mais de tempo para chegar ao ponto ideal, mas mesmo esse homem materialmente absorto eleva-se à plataforma espiritual muito rapidamente. Quando um devoto puro do Senhor canta o mantra, com amor, o mantra exerce grande efeito sobre os ouvintes, e por isso, deve ser ouvido dos lábios de um devoto puro do Senhor, para que se possam alcançar os efeitos imediatos. Tanto quanto possível, o canto dos lábios de não-devotos deve ser evitado, assim como o leite tocado pelos lábios de uma serpente tem efeitos venenosos.
A palavra Hara é a forma de dirigir-se à energia do Senhor e as palavras Krishna e Rama são formas de se dirigir ao próprio Supremo. Tanto Krishna quanto Rama significam “o prazer supremo eterno”. Hara é a suprema energia de prazer do Senhor, que modificada para Hare no vocativo, ajuda-nos a alcançar o Senhor.
A energia material, chamada de maya, também é uma das multifárias energias do Senhor. E nós, as entidades vivas, também somos uma energia – a energia marginal – do Senhor. As entidades vivas são descritas como superiores à energia material. Quando a energia superior está em contato com a energia inferior, uma situação incompatível surge, mas quando a energia marginal superior está em contato com a energia superior, chamada Hara, a entidade viva se estabelece em sua condição normal e feliz.
Essas três palavras, a saber, HareKrishna e Rama, são as sementes transcendentais do maha-mantra. O canto é uma maneira espiritual de dirigir-se ao Senhor Supremo e Sua energia interna, Hara, pedindo-Lhes que dêem proteção à alma condicionada. Este canto é exatamente como o choro genuíno de uma criança por sua mãe. A mãe Hara auxilia o devoto a alcançar a graça do supremo pai, Hari, ou Krishna, e o Senhor Se revela ao devoto que canta sinceramente.
Nenhum outro método de realização espiritual, portanto, é tão eficaz nesta era quanto o canto do maha-mantra.

Oferecendo alimentos a Deus (Sri Krishna)

Como oferecer o alimento e torná-lo Krishna-prasada (prasadam):

Primeiro você precisa providenciar uma foto de Sri Krsna e de Srila Prabhupada (se não tiver, use o Bhagavad-gitã). FAÇA COM O ALIMENTO QUE DESEJAR (não pode conter, carne, peixe, ovos ou derivados). Enquanto estiver fazendo a preparação, NÃO PROVE, pois você irá oferecê-lo a Krishna e Ele tem de ser o primeiro a provar de seu alimento. Na dúvida, não abuse do sal. Quando o alimento estiver pronto, pegue um prato e um copo, que só deve ser usado para Krishna, coloque um pouco de cada preparação e leve-o até o pequeno altar que você montou com as fotos, ou coloque as oferendas na frente do Bhagavad-gitã e recite os seguintes mantras:

nama om visnu-padaya krsna presthaya bhu-thale
srimate bhaktivedanta swami iti namine

Ofereço minhas respeitosas reverências a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que é muito querido ao Senhor Krsna, por ter se refugiado em Seus pés de lotús.

namas te saravaste deve gaura vani-pracarine
niversesa sunyavadi pascatya desa tarine

Nossas respeitosas reverências a ti, ó mestre espiritual, servo de Sarasvati Gosvami. Estás bondosamente pregando a mensagem do Senhor Chaitanya e libertando os paises ocidentais, que estão repletos de impersonalismo e niilismo.

namo maha vadanyaya
krsna prema pradaya te
krsnaya krsna caitanya
namne gaura tvise namah

Ó encarnação mais munificente! És o próprio Krsna aparecendo como Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. Assumiste a cor dourada de Srimati Radharani, e estás distrinbuindo á vontade o amor puro por Krsna. Oferecemos nossas respeitosas reverências a Ti.

namo bhamanya devaya
go brahmana hitaya ca
jagad dhitaya krsnaya
govindaya namo namah

Meu Senhor, és o benquerente das vacas e dos brahmanas, e és o benquerente de toda sociedade humana do mundo.

Bhaja Sri Krsna Caitanya Prabhu Nityananda
Sri Adwaita Gadhadara Srinivas Adi Goura Bhaktavrinda

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Aguarde alguns minutos e pronto. Você pode voltar os alimentos oferecidos às respectivas panelas, e depois de lavar o prato e o copo de Krishna, pode comer e distribuir esse alimento que irá alimentar seu corpo e sua alma.

Falando em alimentação

A seguir, alguns exemplos de substituição de alimentos (ovos):

Existem outras milhares de receitas que podem ser adaptadas a uma dieta lacto-vegetariana, porém, é preciso saber como escolher e adaptá-las. Leia com cuidado e veja a proporção de farinha usada para cada ovo. Escolha receitas que levem apenas 1 ou 2 ovos e pelo menos 200 gramas (2 xícaras) de farinha.

Num bolo, os ovos tem 2 funções básicas:
1. ligar os ingredientes
2. dar ao bolo uma consistência leve

As seguintes substituições servem apenas para bolos com poucos ovos:

PARA BOLOS COMUNS : 
Substitua cada ovo por:
2 colheres de sopa de leite
1/2 colher de suco de limão
1/2 colher de bicarbonato de sódio

PARA BOLOS DE TABULEIRO:
Substitua cada ovo por:
2 colheres de sopa de leite ou creme de leite
1/4 de colher de chá de fermento em pó
Substitua a manteiga por:
o mesmo peso em óleo de arroz, girassol ou milho

PARA BOLO DE FRUTAS:
Substitua cada ovo por:
1 colher de sopa de farinha de soja
1 colher de chá de araruta
2 colheres de soja de água

PARA EMPANAR:
Uma das dificuldades para os iniciantes na cozinha vegetariana, é a questão de empana antes de fritar. O segredinho é bem simples.
Faça um mingau leve de água com farinha de tapioca. Quando estiver frio, mergulhe o salgadinho ou legume, passe na farinha de rosca e frite.

*ASSAFÉTIDA - É a resina de uma planta que cresce no Afeganistão e no Irã. É usada em quantidade mínima, seu gosto aproxima-se ao da cebola, tem aroma agradável e evita os gases intestinais. Uma vez reduzida a pó, é usada na proporção de um quarto de colher de chá, para uma preparação de dois quilos. Dá aos pratos um sabor forte e particular. É encontrada sob a forma sólida ou em pó em casas de ervas medicinais.

Resina de assafétida

*MASSALA - É uma mistura de cinco iguarias integrais, usadas principalmente para legumes:
2 colheres de sopa de cominho inteiro
2 colheres de sopa de cominho negro inteiro
2 colheres de sopa de grão de mostrada preta
2 colheres de sopa de semente de anis ou erva doce
1 colher de sopa de feno grego inteiro
Outras massalas são compostas de especiarias variais, finalmente moídas em diferentes proporções.

Massala

domingo, 3 de outubro de 2010

Palestra de Srila Prabhupada

Existe alguém melhor para falar sobre o assunto do que o próprio fundador da ISKCON? Este vídeo mostra uma palestra de Prabhupada do ano de 1974, dentro de um seminário franciscano, em Melbourne. Ensinamentos sobre vida, Deus e busca espiritual nos são passados.



sábado, 2 de outubro de 2010

Receita típica: Hálava (doce de Semolina Com Abacaxi)


Ingredientes

- 700ml de leite
- 250g de semolina fina
- 250g de açúcar mascavo
- 200g de manteiga
- 100g de abacaxi ou outra fruta de estação
- 50g de amêndoas picadas
- 100g de coco ralado

Modo de Preparo

Em fogo baixo, misture o leite e o açúcar mascavo até ferver. É importante mexer bem por que o açúcar mascavo não dilui facilmente no leite e pode ser que queime no fundo da panela. Numa outra panela, derreta a manteiga e junte a semolina, as amêndoas e o coco ralado, sem parar de mexer para não grudar. Agora a gente vai adicionar a fruta. Para terminar, é só juntar o leite com açúcar mascavo. Mexa bem para não empelotar. O doce está pronto. Ah, ele deve ser comido quente. Mas antes, um ritual: faça uma oferenda, entoado por mantras para purificar o alimento.
 

Nascimento e Infância de Krishna

Krishna era da família real de Mathura - capital de um conjunto de três clãs: Vrishni, Andhaka e Bhoja - e o oitavo filho da princesa Devaki e o marido Vasudeva, um nobre da corte. No dia do casamento, como é de costume na tradição védica, o primo mais velho, Kamsa, ficou encarregado de conduzir Devaki e o esposo até a nova casa do jovem casal.
O rei Kamsa subiu ao trono após mandar prender o próprio pai, Ugrasena (rei da dinastia Bhoja). Kamsa é tido como um grande demônio, que pertencia à classe dos Kshatriyas (guerreiros), mas que, de algum modo, havia se desviado do Dharma universal.
No caminho que conduzia os noivos até a nova casa, Kamsa escutou uma voz que dizia que o oitavo filho de Devaki iria levá-lo à morte. Imediatamente fez menção de matar Devaki, mas Vasudeva implorou pela vida da esposa, prometendo que cada filho que nascesse, seria levado à presença de Kamsa.
Receoso, mandou prender Vasudeva e a esposa no porão do castelo, sendo vigiados dia e noite por guardas. Cada filho do casal que nascia era morto por Kamsa, que mesmo sabendo que a profecia se cumpriria apenas no oitavo filho, não tinha piedade de nenhum e matava a todos.
Kamsa havia sido alertado por Narada Muni que em breve Vishnu nasceria na família de Vasudeva. Soube também, através deste sábio, que em uma encarnação anterior, Kamsa havia sido um demônio chamado Kalanemi que tinha sido morto por Vishnu.
Conta a tradição védica que Kamsa, temendo que Vishnu nascesse em qualquer uma das famílias do reino, mandou matar todos os meninos com até dois anos de idade, a fim de evitar o cumprimento da profecia.
E foi então que o oitavo filho de Devaki nasceu - Bhagavan Sri Krishna. O local do nascimento é conhecido atualmente como Krishnajanmabhoomi, onde um templo foi erguido em honra. Como a vida corria risco na prisão, foi tirado da prisão e entregue aos pais adotivos Yashoda e Nanda em Gokula.





sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Artigo: Resposta a muitas perguntas

Para melhor entendermos a visão de um Hare Krishna sobre questões como a vida, reencarnação e sofrimento, aqui fica um artigo filosófico do mestre espiritual Hridayananda Dasa Goswami:


Como é que, apesar de existir um Deus todo poderoso e bom, ainda existe sofrimento? Esta pergunta nunca foi respondida filosoficamente no ocidente. Se aceitamos que a alma foi criada agora, juntamente com este corpo, por que Deus dá um corpo feio para alguém e um belo e educado para outro? Por que alguém nasce forte e outro fraco? Por que Ele faz que alguém nasça num país ateu?

Aceitar este fato da reencarnação, da ação do karma, oferece a possibilidade de lidar filosoficamente com estes problemas dos sofrimentos dos homens, apesar de Deus ser todo poderoso e bom. Aceitando que a alma tem outras vidas podemos, então, entender melhor que o sofrimento é devido às nossas atividades prévias. Ninguém reclama quando é castigado justamente. Inclusive existe um certo sentimento de satisfação ao ver o triunfo da lei, da justiça. A filosofia de que a alma é criada e destruída juntamente com o corpo deixa muitas perguntas sem resposta. Porque Deus permite que o mundo sofra?

Mas isto não é um segredo. Estamos sofrendo a reação de nossos próprios pecados. Há um best-seller nos Estados Unidos, escrito por um rabino de Boston, que conta a história de seu filho que sofre de uma doença pela qual uma pessoa envelhece rapidamente. Assim, um jovem de quinze anos morre como um ancião. Esse rabino ficou completamente chocado e não conseguiu manter nem justificar sua fé em Deus. E assim escreveu, em seu livro, que existem duas possibilidades:

"Que Deus seja bom, mas não todo poderoso, e assim, apesar de Sua bondade, o controle do sofrimento e da dor estariam fora de Seu alcance; ou, pelo contrário, que Deus seja todo poderoso e não bom, e, dessa maneira, Ele seria como que indiferente e abandonaria cruelmente Sua criação." E diz que prefere pensar que Deus é bom e não todo poderoso.

Mas isso é apenas o resultado de não entender a reencarnação da alma, de como estamos sofrendo ou desfrutando, de acordo com nossas atividades prévias. Aceitar a reencarnação explica muitas coisas, dá soluções claras, filosóficas, porque propõe a existência de duas coisas, uma alma e um corpo físico, que são bem diferentes em sua natureza; que existe interações entre eles, criando, assim, categorias bem definidas. Por outro lado, não existe, na ciência material, conhecimento que possa contradizer estes fatos.


Hridayananda