Auto-realização em Yoga, ou consciência de Krishna, é um caminho holístico, que corretamente seguido traz crescente bem-aventurança e iluminação, rumo ao desenvolvimento de amor puro por Deus.
O caminho segue em três vertentes principais: conhecimento, comportamento e devoção. Para ter sucesso no caminho é necessário que o praticante desenvolva as três vertentes, todos os dias, integrando-as, na medida do possível, em sua forma de viver. O resultado, em termos de elevação da consciência e subseqüente aumento na qualidade de vida e felicidade perene, depende do grau de intensidade com a qual fazemos isso.
Conhecimento
- Valores e conceitos: Iluminação, auto-conhecimento, compreensão acerca do sentido da vida, compreensão acerca do Universo, da alma, de Deus, do mundo espiritual, do funcionamento da consciência, compreender todos os fenômenos da Realidade.
-Prática: Estudo diário dos livros da consciência de Krishna. Ler e ouvir sobre a vida espiritual, a natureza da realidade e o comportamento piedoso dos textos sagrados da cultura milenar do yoga, da cultura védica.
-Dicas: Estude os livros do grande santo do Século XX, Swami Prabhupada, que perfeitamente transplantou o conhecimento milenar do yoga e consciência de Krishna para o ocidente, sem distorções. Em especial estude “O Bhagavad-gita”, o “Srimad Bhagavatam” e o “Sri Caitanya Caritamrta”.
Dedique ao menos 15 minutos por dia para os estudos no início, para depois chegar num mínimo de 30 minutos diários.
Comportamento
-Valores e conceitos: Não-violência, limpeza, veracidade, firmeza, paz, autocontrole, equanimidade, castidade, compaixão, desapego, honestidade, humildade, tolerância.
-Prática: Buscar o comportamento piedoso e viver uma vida pura. Buscar alinhar seu livre arbítrio com a vontade divina. Estar ciente do efeito de seus pensamentos, palavras e atos.
-Dicas: Gradualmente busque se estabelecer nesses ideais:
1. Siga uma dieta vegetariana sem ovos, buscando alimentos integrais e orgânicos.
2. Tire de sua vida os venenos do álcool, cigarro, drogas, etc.
3. Viva num ambiente limpo, mantenha o corpo limpo e use roupas limpas.
4. Busque o contato com a natureza.
5. Busque manter o corpo saudável.
Questione seus motivos, recusando seus impulsos quando são egoístas e mesquinhos.
Esforça-se sempre para maximizar o bem e minimizar o mal em tudo que pensa, fala e faz.
DEVOÇÃO
-Valores e conceitos: Serviço, amor, entrega, dedicação e abrigo.
-Prática: Meditação, comer prassadam, oração, lembrar, servir, Aratik (adoração em altar) e Brajan.
-Dicas: Tente viver em um estado de devoção, vendo como fazer de seu trabalho e família uma oferenda ao Senhor.Insira no seu dia, sem falta, momentos dedicados às práticas devocionais acima citadas.Comece com um mínimo de 15 minutos de japa, que equivale a 2 ou 3 voltas por dia.Almeje ter um mínimo de 90 minutos por dia para tais práticas (não incluindo prasadam) - todos os dias, sem falta.Os primeiros horários do dia são ideais, mas qualquer horário é bom.
O ponto é não se assustar e desistir das metas, nem tampouco se acomodar e não se esforçar rumo à transformação. O caminho do yoga é descrito no Yoga Sutra como tendo que ser, “nem duro demais, nem confortável demais”. O resultado de se esforçar nessas práticas será sublime, experimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário