Qualquer um pode entoar (cantar) o maha-mantra. Para começar, você pode simplesmente repeti-lo ou cantá-lo seguindo a melodia que preferir. Não há regras rígidas para o cantar dos santos nomes. O importante é pronunciar claramente e ouvir atentamente o som. Quanto mais cantar e ouvir os santos nomes, mas sentirá o efeito purificador do maha-mantra.
Normalmente quando os devotos cantam juntos, uma pessoa lidera o canto, com a melodia de sua escolha, e os demais respondem. Esse canto dos santos nomes em grupo é chamado de kirtana.
Há também a possibilidade de entoá-lo suavemente para si mesmo, de forma contínua. Esse tipo de prática é chamado de japa e normalmente é feita com a ajuda de um rosário de 108 contas, chamado japa-mala. Para cada conta canta-se uma vez o mantra. As 108 contas cantadas representam “uma volta”. Devotos iniciados fazem o voto de cantar no mínimo 16 voltas ao dia. Muitas pessoas consideram as primeiras horas do dia, antes mesmo do sol nascer, como sendo as mais agradáveis para a prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário